• Cultura Inglesa Salvador

TKT

logo_cambridge

Teaching Knowledge Test

TKT enfoca os conhecimentos essenciais a todos os professores de Inglês. O teste avalia os conhecimentos pedagógicos do professor e não sua habilidade didática.

É flexível, acessível e de grande valia em qualquer momento da carreira profissional, independentemente da experiência docente ou da preparação profissional.

A preparação para TKT proporciona aos candidatos a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca do ensino de Inglês e melhorar a compreensão de conceitos relacionados ao idioma e seu uso, assim como a teoria e a prática do processo de ensino e de aprendizagem.

A quem se destina o TKT?

Pode-se prestar o TKT em qualquer momento da carreira do professor de Inglês. É ideal para:

  • Professores de Inglês de crianças, adolescentes e adultos;
  • Professores graduados, com experiência profissional e que desejam atualizar seus conhecimentos;
  • Professores de ensino Infantil, fundamental e médio;
  • Professores que já lecionam Inglês e desejam obter qualificação de ensino neste idioma;
  • Interessados em iniciar a carreira na área de ensino de Inglês;
  • Estudantes de Letras.

TKT: Certificação flexível

TKT foi elaborado para oferecer a máxima flexibilidade aos candidatos e a cursos de capacitação de professores.

Apresenta três módulos, que podem ser prestados simultânea ou separadamente, sem qualquer ordem estipulada. Estes módulos podem se integrar aos programas dos cursos de capacitação de professores existentes e também podem representar excelente ferramenta inicial para o planejamento de novos cursos.

TKT: Certificação acessível

Para prestar TKT não é necessário que os candidatos tenham sido aprovados em exames do idioma e nem que tenham feito cursos preparatórios. Mesmo assim, muitos professores preferem fazer um curso preparatório ou ser autodidatas, com o auxílio, por exemplo, de TKT Course, publicação da Cambridge University Press em colaboração com Cambridge ESOL, ou, então, outros livros similares disponíveis no mercado.

Os candidatos devem estar familiarizados com a terminologia e os conceitos básicos relacionados ao ensino de Inglês. Para tanto, Cambridge ESOL disponibiliza o Glossário TKT, cujo download gratuito pode ser acessado em nosso website: www.CambridgeESOL.org/TKT.

O custo deste teste é acessível e são oferecidas diversas datas ao longo do ano.

Os resultados são apresentados em “faixas”, permitindo que os órgãos e instituições educacionais determinem seus próprios requisitos mínimos no que diz respeito às faixas dos resultados.

O que é avaliado em TKT?

O conteúdo do teste abrange elementos teóricos, práticos e de gerenciamento de aulas. Inclui aspectos distintos do conhecimento que todo o bom professor de Inglês deve ter.

Módulo 1

  • O idioma e os fundamentos do aprendizado e do ensino
  • Descrição do idioma e das habilidades lingüísticas
  • Fundamentos do aprendizado de idiomas
  • Fundamentos do ensino de idiomas

Módulo 2

  • O planejamento de aulas e a seleção de recursos pedagógicos para o ensino de idiomas
  • Planejamento e preparação de aulas
  • Seleção e uso de recursos pedagógicos e de materiais de apoio

Módulo 3

  • O gerenciamento do processo de ensino e de aprendizado
  • A linguagem utilizada por alunos e professores em sala de aula
  • Gerenciamento de sala de aula

Quais instituições utilizam o TKT?

Diversas instituições de formação docente têm incorporado o TKT para fortalecer seus planos de estudo e, cada vez mais, as universidades também o incorporam a seus programas de ensino. Ministérios de educação nacionais e regionais também têm utilizado TKT como ferramenta de capacitação e de aperfeiçoamento de professores de Inglês. Instituições como escolas, institutos de idiomas e universidades também adotam TKT como requisito para seus professores de Inglês. Em alguns casos, apresentar o certificado de TKT é condição imprescindível para obter uma colocação ou incentivo salarial nos setores público e privado.

Para mais informações sobre organizações, órgãos governamentais, instituições de ensino superior e universidades que utilizam o TKT, visite www.CambridgeESOL.org/TKT.

Quais são as vantagens do TKT?

O TKT é reconhecido internacionalmente. No primeiro ano de sua aplicação, candidatos de mais de 40 países prestaram o teste.

O TKT, assim como todos os exames de Cambridge ESOL, tem o aval da experiência em matéria de avaliação de conhecimentos de Inglês que distingue esta organização internacionalmente. Ainda assim, TKT também conta com o respaldo de trabalhos de pesquisa e foi testado exaustivamente para garantir que a avaliação seja imparcial para todos os candidatos, independentemente de seus conhecimentos prévios, cultura, sexo ou língua materna.

O TKT contribui para o desenvolvimento profissional, pois, além de ser ferramenta muito útil para avaliar os conhecimentos pedagógicos, também confere um certificado para cada módulo. É ideal para que o candidato tenha ciência de seus conhecimentos pedagógicos e para que identifique oportunidades e áreas nas quais deve melhorar.

Diversas instituições educacionais em todo o mundo oferecem cursos preparatórios para o TKT.

Visite www.CambridgeESOL.org/TKT para

Pode-se prestar o TKT em qualquer momento da carreira do professor de Inglês. É ideal para:

  • Obter mais informações sobre o TKT e os materiais de preparação para esse teste;
  • Conhecer a opinião de candidatos que já prestaram oTKT;
  • Localizar o centro autorizado mais próximo;
  • Fazer um download do manual de TKT (TKT Handbook).